Vocabulário do investidor: veja alguns termos que você deve saber para investir em imóveis
Voltar para o blog

Vocabulário do investidor: veja alguns termos que você deve saber para investir em imóveis

Existem formas distintas de se investir no mercado imobiliário, assim como diferentes perfis de clientes. Um perfil é o de pessoas que compram o imóvel para si, quando não possuem casa própria, ou quando adquirem uma residência maior em decorrência do aumento da família. Outro perfil é o do investidor, que tem como objetivo obter renda a partir do imóvel. Ele pode buscar apenas uma renda extra no mês ou ser mais audacioso e investir em vendas maiores e dinâmicas, obtendo lucro com a valorização dos imóveis.

Se você pensa em investir em imóveis, mas ainda é leigo no assunto, pode acabar se deparando com palavras e expressões desconhecidas, que podem dificultar o seu entendimento sobre o assunto. Por isso selecionamos algumas delas que você provavelmente irá ouvir ao se tornar investidor no mercado imobiliário.


Carta de crédito imobiliário:
documento que concede a alguém o empréstimo de determinada quantia dirigida ao financiamento habitacional. É emitido por uma instituição financeira após análise de documentos e aprovação de crédito. É válida por um prazo de 30 dias (prorrogável a critério do banco). Depois de assinado o documento de compromisso de compra e venda, esse deve ser levado até a instituição financeira para que o processo de financiamento seja efetivado.


Carta de crédito contemplada:
cota de um consórcio que já foi sorteada ou contemplada por lance.


Crédito habitacional
 - Empréstimo concedido por instituições financeiras para comprar, construir, reformar ou financiar um imóvel.


Habite-se:
Autorização dada pela prefeitura para que se possa ocupar e utilizar um imóvel recém-construído ou reformado. A autorização só é emitida depois de o imóvel ter sido vistoriado por fiscais de obras. Esses profissionais comparam a construção com o projeto anteriormente aprovado, e de serviços públicos (corpo de bombeiros, companhias de luz, gás, água e esgotos).


Indexação:
 Ajuste de um valor de acordo com certo índice econômico - porcentagem que se aplica periodicamente ao valor para corrigir a moeda, garantindo seu poder aquisitivo.


PCR (Plano de Comprometimento de Renda):
 Plano utilizado em financiamentos imobiliários que limita a no máximo 30% o emprego da renda familiar nas prestações.


Quais outros termos relacionados a investimentos imobiliários você conhece ou gostaria de conhecer melhor, futuro investidor? Conte para a gente nos comentários!


Fontes:

https://www.crecisp.gov.br/servicos/servicos.asp?acao=glossario

https://www.digitalimobi.com.br/blog/mercado/mercado-imobiliario/glossario/#ixzz3dHMwVtPu

https://www.cyrela.com.br/sobre/publicacoes/dicionario-imobiliario#tabs-c

Outros posts

  1. O que levar em consideração ao comprar seu primeiro imóvel?

    O que levar em consideração ao comprar seu primeiro imóvel?

    Antes de fechar qualquer negócio e abrir as portas do seu primeiro imóvel, é preciso pesquisar bastante. É necessário verificar cada imóvel, sua localização, segurança e, principalmente, se as parcela...

  2. 10 dias para decorar sua casa neste Natal

    10 dias para decorar sua casa neste Natal

    O Natal está chegando e, pensando nisso, a Imobiliária Fernando Flores elaborou algumas dicas para você decorar seu lar e entrar no clima das festas de fim de ano O Natal é uma data muito especial:...

  3. 8 dicas na ocupação de um imóvel alugado

    8 dicas na ocupação de um imóvel alugado

    Aluguei um imóvel!!! O que devo fazer? 8 dicas na ocupação de um imóvel alugado   Você finalmente encontrou o imóvel que procurava, assinou o contrato e recebeu as chaves. Nesse momento surgem inú...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imobiliária Fernando Flores

(55) 99999-7174 (55) 99726-2372