Vocabulário do investidor: veja alguns termos que você deve saber para investir em imóveis
Existem formas distintas de se investir no mercado imobiliário, assim como diferentes perfis de clientes. Um perfil é o de pessoas que compram o imóvel para si, quando não possuem casa própria, ou quando adquirem uma residência maior em decorrência do aumento da família. Outro perfil é o do investidor, que tem como objetivo obter renda a partir do imóvel. Ele pode buscar apenas uma renda extra no mês ou ser mais audacioso e investir em vendas maiores e dinâmicas, obtendo lucro com a valorização dos imóveis.
Se você pensa em investir em imóveis, mas ainda é leigo no assunto, pode acabar se deparando com palavras e expressões desconhecidas, que podem dificultar o seu entendimento sobre o assunto. Por isso selecionamos algumas delas que você provavelmente irá ouvir ao se tornar investidor no mercado imobiliário.
Carta de crédito imobiliário: documento que concede a alguém o empréstimo de determinada quantia dirigida ao financiamento habitacional. É emitido por uma instituição financeira após análise de documentos e aprovação de crédito. É válida por um prazo de 30 dias (prorrogável a critério do banco). Depois de assinado o documento de compromisso de compra e venda, esse deve ser levado até a instituição financeira para que o processo de financiamento seja efetivado.
Carta de crédito contemplada: cota de um consórcio que já foi sorteada ou contemplada por lance.
Crédito habitacional - Empréstimo concedido por instituições financeiras para comprar, construir, reformar ou financiar um imóvel.
Habite-se: Autorização dada pela prefeitura para que se possa ocupar e utilizar um imóvel recém-construído ou reformado. A autorização só é emitida depois de o imóvel ter sido vistoriado por fiscais de obras. Esses profissionais comparam a construção com o projeto anteriormente aprovado, e de serviços públicos (corpo de bombeiros, companhias de luz, gás, água e esgotos).
Indexação: Ajuste de um valor de acordo com certo índice econômico - porcentagem que se aplica periodicamente ao valor para corrigir a moeda, garantindo seu poder aquisitivo.
PCR (Plano de Comprometimento de Renda): Plano utilizado em financiamentos imobiliários que limita a no máximo 30% o emprego da renda familiar nas prestações.
Quais outros termos relacionados a investimentos imobiliários você conhece ou gostaria de conhecer melhor, futuro investidor? Conte para a gente nos comentários!
Fontes:
https://www.crecisp.gov.br/servicos/servicos.asp?acao=glossario
https://www.digitalimobi.com.br/blog/mercado/mercado-imobiliario/glossario/#ixzz3dHMwVtPu
https://www.cyrela.com.br/sobre/publicacoes/dicionario-imobiliario#tabs-c