Imóvel novo ou usado?
Voltar para o blog

Imóvel novo ou usado?

Como investir no seu próprio imóvel:
Quais as diferenças entre Imóveis novos e usados?

Você sonhou, planejou, poupou e agora chegou o momento: você vai comprar uma casa e quer saber como investir no seu próprio imóvel. Ter seu próprio espaço é uma conquista e tanto. Mas entenda que você deve tomar alguns cuidados. Ao adquirir apartamentos, por exemplo, a questão é saber o que vale mais a pena, no seu caso, buscar: novos ou usados?

Como investir no seu próprio imóvel: apartamentos novos ou usados? 

Para saber como investir no seu próprio imóvel entenda que, dentro do que você espera do local e quanto poderá pagar por ele, há outros critérios que você deve estipular como, por exemplo, a idade do imóvel. Você pode querer comprar na planta, ou preferir um recém-construído ou ainda um usado e mais antigo. Seja qual for a sua escolha, observe alguns pontos.

CASAS E APARTAMENTOS USADOS

Desvantagens

 

  • Podem apresentar muitos problemas nas condições das instalações elétricas, hidráulicas e quaisquer outras como gás encanado, placas solares, captação de água da chuva. DICA: Antes de comprar, faça uma avaliação com um profissional especializado. É uma das principais dicas de como investir no seu próprio imóvel.
  • Pode ter parte da estrutura comprometida ou, inclusive, demandar alguma reforma. DICA: Verifique as condições estruturais do imóvel, como o estado das janelas e divisórias, do piso, se não há cupins nas peças de madeira ou no chão de parquet, além de peças e azulejos soltos que podem vir a dar problemas.
  • Contrate um profissional de sua confiança para que ele ajude a descobrir os problemas do local. Só ele pode determinar se o valor do conserto vale a pena ou não, estipulando taxas de serviço e até checando a gravidade de cada situação. DICA: utilize tais dados para fazer a negociação. É um ponto chave para saber como investir no seu próprio imóvel. Pode ser o critério que fará você concretizar a compra ou buscar outra opção.

Vantagens

  • O imóvel já está construído. Não há o perigo de ele “não ficar pronto” ou de “não ser entregue” no prazo (ou nunca).
  • A partir do momento em que o contrato é assinado, o imóvel é seu. Imagine que situação incômoda você já ter dívida com uma moradia sendo que não pode habitar nela, pois está inacabada… Isso pode acabar demandando, inclusive, gastos extras para morar provisoriamente. Este é um ponto MUITO importante a ser levado em consideração ao pensar em como investir no seu próprio imóvel.
  • Você conta com as referências dos vizinhos sobre como é morar naquele condomínio ou local. Em prédios e condomínios novos, todos estão chegando: você não terá tais informações.

CASAS E APARTAMENTOS NOVOS

Vantagens

  • Quem compra imóveis novos pode contar com garantias estipuladas em contrato para materiais e serviços executados.
  • Em alguns casos, você conta com benefícios como a escolha da inclusão de pontos de energia, instalação de armário e outros itens customizáveis que, geralmente, são oferecidos pelas construtoras. Algumas permitem que você pinte o ambiente como desejar.
  • Além disso, as linhas de financiamento para imóveis novos são bem atraentes para quem está em busca do primeiro imóvel.

Desvantagens

  • Ser o primeiro a morar tem desvantagens. Por exemplo, você será o primeiro a constatar os problemas estruturais, quando houver.
  • Você poderá não se adaptar ao local, uma vez que você não tem referências de como é morar ali.

Antes de tomar qualquer decisão, esse momento requer muita pesquisa. Tire dúvidas, faça lista de prós e contras. Pense muito bem, não tenha pressa. Entenda que a compra da sua casa é muito mais do que um investimento: você está adquirindo o local onde passará boa parte de seu tempo.

Outros posts

  1. O que levar em consideração ao comprar seu primeiro imóvel?

    O que levar em consideração ao comprar seu primeiro imóvel?

    Antes de fechar qualquer negócio e abrir as portas do seu primeiro imóvel, é preciso pesquisar bastante. É necessário verificar cada imóvel, sua localização, segurança e, principalmente, se as parcela...

  2. 10 dias para decorar sua casa neste Natal

    10 dias para decorar sua casa neste Natal

    O Natal está chegando e, pensando nisso, a Imobiliária Fernando Flores elaborou algumas dicas para você decorar seu lar e entrar no clima das festas de fim de ano O Natal é uma data muito especial:...

  3. 8 dicas na ocupação de um imóvel alugado

    8 dicas na ocupação de um imóvel alugado

    Aluguei um imóvel!!! O que devo fazer? 8 dicas na ocupação de um imóvel alugado   Você finalmente encontrou o imóvel que procurava, assinou o contrato e recebeu as chaves. Nesse momento surgem inú...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imobiliária Fernando Flores

(55) 99999-7174 (55) 99726-2372