9 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS
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9 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

O processo de compra e venda de um imóvel pode ser um tanto burocrático e confuso para a maioria das pessoas. Para te ajudar a entender melhor como esse processo acontece e como uma imobiliária pode te ajudar nessa jornada, separamos 9 perguntas frequentes sobre a compra e venda de imóveis e consultamos nosso time de especialistas para respondê-las. Vamos lá?

 

1 - O que é o Habita-se?

Imagine a situação: você comprou um apartamento e quer se mudar, mas falta o Habita-se. O que é ele afinal?

O Habita-se é uma certidão emitida pela Prefeitura Municipal de onde está localizado o imóvel que certifica que o imóvel está pronto e em condições de habitabilidade. Ele garante que a construção seguiu as normas legais do Código de Obras do município.

Ele serve para registrar essa construção na matrícula do terreno, junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

 

2 - O que posso fazer para facilitar a escrituração de um imóvel?

Para agilizar o processo de escrituração de um imóvel, é preciso se certificar de algumas coisas:

    • Certificar-se de que o imóvel está livre e desembaraçado
    • Garantir que ele já possui uma matrícula individualizada
    • Coletar as negativas desse imóvel
    • Também é preciso coletar negativas do vendedor
  • E mais alguns documentos, tanto do vendedor quanto do comprador

 

A sugestão da nossa equipe para esse último item é procurar um Tabelionato ou um corretor de imóveis da sua confiança, pois será necessário também fazer a Guia de Transmissão da Prefeitura.

 

Com tudo isso organizado, é possível escriturar um imóvel em até 10 dias.

 

3 - Quais as principais despesas que terei ao comprar um imóvel?

As principais despesas são:

  • Pagamento de Imposto junto à Prefeitura Municipal (esse percentual varia de acordo com o valor de compra e venda)
  • Despesas em Tabelionato para a confecção da Escritura, que tem um percentual calculado de acordo com a avaliação da Prefeitura
  • E a despesa de Registro de Imóveis que também é feita de acordo com a avaliação da Prefeitura.

 

4 - O que preciso saber antes de comprar um imóvel na planta?

Antes de fechar a compra de um imóvel na planta, é importante conhecer um pouco mais sobre a Construtora: se ela é idônea, se ela já tem obras na cidade e verificar a qualidade de acabamento de outros projetos.

Também é importante estar atento ao contrato: qual é o prazo de entrega? Há uma previsão de atraso? Qual é essa margem de tempo?

Verifique também se o imóvel possui o Memorial Descritivo e se esse imóvel já possui Matrícula do terreno.

 

Mas então…

 

5 - O que é o Memorial Descritivo?

O Memorial Descritivo é um documento que detalha todo o projeto de uma obra, ou seja, a estrutura, o acabamento, instalações elétrica e hidráulica, quem é o proprietário e todas as demais informações necessárias sobre a edificação de uma obra.

Portanto, antes de fechar a compra, exija a entrega do Memorial Descritivo para tirar suas dúvidas e garantir a segurança da compra. 

 

6 - Quais são os documentos necessários para fechar a compra de um imóvel após o aceite do proprietário?

O primeiro passo é ter a matrícula atualizada desse imóvel, que funciona como a identidade dele. Nela, consta o histórico de todos os registros e averbações até o momento da compra.

O segundo passo é reunir as certidões e negativas do imóvel e dos proprietários. 

Estando tudo em conformidade e comprovando que esse imóvel realmente está livre e desembaraçado.

Depois de ter todos esse documentos em mãos, é chegada a hora de dar o terceiro passo: assinar o tão esperado contrato de compra e venda.

 

7 - Qual é a diferença entre o Contrato de Compra e Venda e o Registro Definitivo do Imóvel?

O Contrato de Compra e Venda é um documento que formaliza tudo o que foi combinado entre o comprador e o vendedor do imóvel. Nele consta os dados pessoais de ambos, o valor do imóvel, dados do imóvel e a forma de pagamento. 

Já o Registro Definitivo do Imóvel é feito no Tabelionato, na presença de um tabelião, e nesse Registro é gerada uma escritura que concederá a posse definitiva do imóvel para o comprador.

 

8 - E entre o Contrato de Compra e Venda e a Escritura Pública Definitiva?

O Contrato de Compra e Venda é onde fica acordado de maneira clara tudo o que foi tratado verbalmente entre comprador e vendedor, ou seja, prazo de entrega, valores de venda e demais informações da negociação. 

A Escritura Pública Definitiva é onde o vendedor transfere o imóvel para a pessoa que está fazendo a aquisição, ou seja, o comprador.

Não esqueça que para completar esse processo, é necessário levar essa Escritura ao Registro de Imóveis.

 

9 - Por que contar com um corretor na compra e venda de um imóvel?

O corretor de imóveis é um profissional que tem formação atualizada e que, atuando de forma ética e em parceria com uma empresa idônea, certamente irá lhe conduzir a um bom negócio de venda e facilitar os processos burocráticos envolvidos na compra e venda de imóveis. Ele vai te acompanhar em todas as etapas da negociação, examinando documentos e cuidando de todas as fases do negócio para que você tenha segurança para realizar uma boa compra ou uma boa venda do seu imóvel.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o processo de compra e venda de imóveis, entre em contato com nosso time de corretores e receba a nossa consultoria especializada! Ajudamos você a fazer negócios seguros e realizar seus sonhos. 



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