8 dicas na ocupação de um imóvel alugado
Voltar para o blog

8 dicas na ocupação de um imóvel alugado

Aluguei um imóvel!!! O que devo fazer?

8 dicas na ocupação de um imóvel alugado

 

Você finalmente encontrou o imóvel que procurava, assinou o contrato e recebeu as chaves.

Nesse momento surgem inúmeras dúvidas de como proceder.

Para não errar, vai aí algumas dicas para te ajudar nessa hora, lembrando que cada Imobiliária possui procedimentos e prazos próprios que valem ser consultados.

 

  1. A primeiríssima dica fica por conta da Vistoria Inicial. Juntamente com o contrato, você recebe um documento contendo uma descrição das condições do imóvel que você vai morar. Normalmente as Imobiliárias concedem ao locatário um prazo para contestação. Avalie todos os itens, verifique se estão exatamente como a descrição realizada pela vistoriador. Caso tenha algo diferente do descrito, informe a Imobiliária dentro do prazo estabelecido.
  2. Solicite a ligação da energia elétrica, junto ao órgão responsável. Leve consigo o contrato de locação assinado por ambas as partes, documento de identidade e código do cliente. Solicite a ligação da energia e a troca de titularidade (locatário). Observe que cada órgão possui um prazo para ligação, muitas vezes, sendo de até 5 dias úteis.
  3. Verifique se a carga utilizada em seus eletro/eletrônicos é compatível com a rede elétrica do imóvel locado. As despesas com a consulta de especialistas e a solicitação de alteração são do locatário.
  4. Não deixe de verificar se os registros de água estão abertos e se os disjuntores do quadro de luz do prédio e do apartamento estão ligados.
  5. Ao receber as chaves do imóvel, confira quantas são e a que correspondem, pois ao término da locação você deverá entregá-las igualmente. Para sua segurança é importante que você troque o segredo das fechaduras das portas de acesso externo.
  6. Verifique os procedimentos necessários para efetuar a sua mudança junto ao seu condomínio. Informe-se (na Convenção e/ou Regimento Interno do Condomínio) sobre os horários permitidos para mudança. Evite multas já no início da locação.
  7. Aproveite para contatar o síndico do prédio para conhecer um pouca mais das normas do condomínio e para já iniciar a política da boa vizinhança. Saiba que em alguns prédios existe uma taxa de mudança, cobrada junto à taxa condominial.
  8. Para instalar seus armários, você pode furar as paredes, contudo ao término da locação deverá entregar as paredes nas mesmas condições recebidas.

 

Lembre-se que a Imobiliária responsável por sua locação é o lugar mais adequado para retirar suas dúvidas e informar detalhes sobre o imóvel e seu contrato.

Boa mudança!

Outros posts

  1. O que levar em consideração ao comprar seu primeiro imóvel?

    O que levar em consideração ao comprar seu primeiro imóvel?

    Antes de fechar qualquer negócio e abrir as portas do seu primeiro imóvel, é preciso pesquisar bastante. É necessário verificar cada imóvel, sua localização, segurança e, principalmente, se as parcela...

  2. 10 dias para decorar sua casa neste Natal

    10 dias para decorar sua casa neste Natal

    O Natal está chegando e, pensando nisso, a Imobiliária Fernando Flores elaborou algumas dicas para você decorar seu lar e entrar no clima das festas de fim de ano O Natal é uma data muito especial:...

  3. 9 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

    9 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

    O processo de compra e venda de um imóvel pode ser um tanto burocrático e confuso para a maioria das pessoas. Para te ajudar a entender melhor como esse processo acontece e como uma imobiliária pode t...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Imobiliária Fernando Flores

(55) 99999-7174 (55) 99726-2372